Campanhas de comunicação costumam seguir um padrão visual. Dessa forma, o público consegue reconhecer rapidamente quando é impactado pela comunicação de determinada marca. Sendo assim, a criação, e devida utilização de um KV, o key visual, costuma nortear e padronizar a comunicação dessa marca, além de fortalecer seu branding.
A composição do key visual
O famoso “key visual” nada mais é que a essência da campanha. É definido como um conceito visual criado para o trabalho em questão. Ou seja, a partir dele, todas as peças construídas para a mesma campanha serão desdobramentos dele. Para esclarecer, o desdobramento não é necessariamente uma réplica ou uma adaptação de formato. É a composição de uma peça, para o devido fim, utilizando os recursos visuais definidos conforme a finalidade da comunicação.
Recursos visuais
Quando falamos de recursos visuais envolvemos elementos como: fotografia, ilustração, paleta de cores, textura do background, bullets, tipografia, mote, selo, tarja, splash, efeitos, lentes e demais itens que utilizados na composição da peça conceito.
Sendo assim, a depender da peça desdobrada, alguns elementos podem não fazer parte da composição para dar lugar a outro que necessite. Como um botão de ação, por exemplo. Em uma peça conceito, normalmente, não é necessário, mas, quando a campanha vai para um site de compras, muitas vezes, é preciso ter um botão solicitando a ação de clicar por parte do usuário impactado.
Os recursos visuais de um KV servem como guia, um acervo, para serem utilizados conforme a necessidade. Eles facilitam a composição das demais peças por estarem pré-definidos, mas não engessam o processo. Longe disso, eles permitem a fluidez para o desenvolvimento das demais peças, em menos tempo.
Um KV para cada ação
A criação de um KV costuma ter um propósito claro para determinada ação. Sendo assim, se a sua marca possuir vários nichos, produtos ou ações diferentes, a indicação é que para cada um tenha um KV próprio e peças desdobradas de acordo com ele. Dessa forma, ficará claro para o público qual assunto está sendo tratado, principalmente se um mesmo público for alvo de mais de uma das ações.
Insira a composição do key visual na estrutura das suas estratégias
Agora que sabemos o que é e qual sua importância, fica a pergunta: a comunicação da sua marca costuma ter um KV para definir a programação visual das peças que vão para o mercado ou cada criação está falando uma linguagem individual?
Podemos ajudar com essa avaliação geral de posicionamento, diagnóstico e adequações. Bem como, com criação de KV, negociações e estratégias de comunicação. #penseaveloz e venha conosco!