Invista na experiência sensorial para aumentar as vendas e fidelizar seu público

O encantamento gerado no primeiro contato, da marca com seu público, faz parte da experiência sensorial. Esse impacto é a busca incansável das empresas na tentativa de se sobressair, entre vários produtos e serviços que disputam a atenção dos consumidores, nas prateleiras físicas e virtuais do mercado.

Sendo assim, as marcas que desejam esse impacto devem aprimorar seu branding. Sempre atualizando e mantendo a coerência e o propósito de seu produto para o público que o consome. Nessa etapa, é importante ressaltar a praticidade, personalização e adaptação do produto ao que seu público deseja. É dessa forma que a experiência de compra será completa.

Nesse sentido, quando é incluída de forma integrada, a experiência sensorial faz com que o produto provoque emoções, se destaque dos demais e se consolide com mais facilidade na memória de quem é impactado.

Explore os sentidos

É através dos sentidos que as pessoas se conectam com o mundo. Sendo assim, é com o auxílio deles que os consumidores se conectam com as marcas que escolhem se relacionar. Dessa forma, a experiência sensorial deve ser trabalhada na gestão e planejamento de ações da marca.

A visão e a audição são os sentidos mais responsáveis pelas mensagens enviadas ao cérebro. Sendo assim, ele processa o que recebe organizando, entendendo e priorizando as informações para conseguir responder aos estímulos.

Dessa forma, as empresas devem sempre promover customizações e possibilitar a relação entre as mercadorias e os sentidos do consumidor. Principalmente se conseguirem trabalhar os sentidos menos sobrecarregados por essa lógica, como olfato e tato.

Quando uma embalagem transmite segurança, protege o produto e possibilita a utilização de forma confortável, automaticamente, recebe destaque no mercado. A estética, a conservação e a facilidade ao abrir despertam a interação com o público, logo, esse diferencial tende a criar um padrão de fidelidade pela usabilidade.

Tendo em vista que desde a matéria-prima da embalagem, os aspectos sensoriais podem estar incluídos, fica claro que é fundamental entender quais sensações e sentidos podem ser explorados. Dessa forma podem ser trabalhados de maneira mais eficiente.

O olfato é o sentindo que possui resposta mais rápida, então produtos do ramo alimentício ou cosméticos costumam ganhar muito espaço explorando esse sentindo.

Já a visão é bastante explorada como o primeiro contato do cliente com o produto. Então tamanho, cor, aplicações se fazem necessárias para ganhar espaço nessa interação. Neste caso, o PDV tem papel fundamental para o destaque do produto, bem como o tato. Outro sentido que pode ser estimulado com diferentes texturas e possibilidades trazidas para os pontos de venda físicos, completando dessa forma a tão sonhada experiência sensorial.

Gere reconhecimento

Algumas marcas são reconhecidas pelo público sem precisar ter seu nome mencionado. Para isso, essas empresas costumam trabalhar os cheios, sons e sabores. Quando esses itens se misturam em uma experiência sensorial única, acontece a sinestesia. É esse acontecimento que uma experiência de compra completa deve envolver.

As embalagens determinam papel fundamental na percepção dos atributos do produto. As cores e disposições do design, bem como, a percepção de textura e peso da embalagem. Até mesmo o som que a embalagem emite ao ser manipulada desperta estímulos sensoriais muito importantes na experiência de compra do consumidor.

Seja em um PDV físico ou e-commerce, a venda deve entregar mais de que os atributos que o produto ou serviço oferece. A consumação deve proporcionar uma experiência completa para se fixar na mente do consumidor.

Você busca embalagens e pontos de vendas com maior apelo sensorial para fidelizar mais clientes? #penseaveloz e venha conosco!

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn

Postagens relacionadas